Sobre Curitiba
Nos últimos 30 anos a cidade de Curitiba esteve voltada para o seu planejamento urbano. Hoje, enquanto outras cidades se preocupam em estruturar seus planos diretores, Curitiba avança no sentido de estender seus serviços e soluções à sua Região Metropolitana. É assim com o transporte coletivo, que já chega a oito cidades vizinhas, e com a coleta seletiva de lixo, que foi adotada por 12 prefeituras. Curitiba, com uma área de 432 km2, tem seu território quase totalmente ocupado, o que leva a Administração a planejar e implantar ações dentro de uma visão metropolitana, com o objetivo de manter e ampliar o padrão de qualidade de vida já conquistada.
Uma das metrópoles brasileiras mais prósperas, organizadas e com melhor qualidade de vida. Curitiba é exemplo mundial em soluções de urbanismo, educação e meio ambiente.
Cidade de cultura eclética e fortemente influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, dos quais descende a maioria da população de Curitiba.
Origem do Nome
Curitiba deve seu nome aos pinheirais sem fim que cobriam seu território. Há duas versões aceitas hoje: os índios das nações Tupi, Jê e Guarani – como os Tingüi - usavam a expressão coré (pinhão) etuba (muito). A outra versão, também em guarani, vem da combinação de Kurit (pinheiro) e Yba (grande quantidade).
1º edifício giratório do mundo!
Na cidade de Curitiba, foi inaugurado em 16.12.2004, o primeiro edifício com apartamentos giratórios do mundo.
O primeiro calçadão
O primeiro calçadão brasileiro foi a rua das Flores, em Curitiba, construído em 1972.
Área verde
Possui 50 metros quadrados de área verde por habitante, o que supera o ideal de 16 m2 determinados pela ONU. São Paulo, por exemplo tem 05 metros, e Porto Alegre 13,5 metros.